meros devaneios reflexivos acerca do que me cerca

30/10/2008

[devaneios]


Quatro idéias para fazer (ou ao menos tentar) daqui um lugar melhor para nossos filhos

- (Re)Utilização dos bens ja produzidos.
Já parou pra pensar que antigamente as coisas tinham tempo de vida muito maior, que os bens eram realmente duráveis ? Desde os móveis, automóveis até os eletrodomésticos.
Imagine a quantidade de carros antigos que são destruídos, a quantidade de recursos naturais devastados para produção(desenfreada), de carros novos, móveis, e etc. Não seria muito mais sunstentável, barato e melhor para o planeta que os carros antigos fossem readaptados (devido à emisssão de poluentes), e reformados para o uso sem tanta dor de cabeça, por ser um carro antigo. Acredito que muitos o usariam, aliás a moda retrô está aí...mas ao invés de usar as coisas antigas, muitas coisas que já existem por exemplo, são produzidas novamente. O automóvel é apenas um exemplo, acho que essa ideia e aplicabilidade podem ser mais abrangentes. Fred04(MLSA) passa por essa discussão, na música 'Soy Loco por Sol', mais evidentemente quando solta 'Soy loco por carros novos, um modelo pra cada ocasião, vidro imaginando a quantidade de ozônio devastado cada vez que acelero meu novo 4x4'

- Consumo consciente
'É uma paixão incontrolável, eu não posso resistir, comprar gastar torrar, eu não vivo sem consumir'(Zero Quatro). O tempo todo somos bombardeados pela indústria da propaganda, outdoors, comerciais de tv, propagandas nos jornais, revistas, todos os meios de comunicação, até os meios de transporte viraram meio de divulgação e de convencimento, de que você realmente precisa daqueles produtos e sem eles você não terá uma vida bela e feliz. O problema é que isso realmente funciona e compramos muito mais do que realmente precisamos, consumimos descontroladamente e não temos (ou não queremos ter) noção das consequências disso. O fato é que nos ultimos 30 anos, consumimos, ou melhor, devastamos 1/3 dos recursos naturais, e o que me parece é o que o ritmo de consumo é cada vez mais acelerado. E então, ficaremos parados ? Vamos continuar nessa loucura ? É meio assustador que muitos ainda ignorem tudo o que está acontecendo, alguns realmente agem assim por falta de reflexão e de informações. Para tentar amenizar esse quadro, poderia pensar aqui em milhões de coisas, mas cabe a cada um pensar como, e o que pode fazer pra tentar reduzir essa demolição. Quanto a mim, estou disposto a tentar comprar bens mais duráveis, de preferência já usados, quando possível, pois têm o preço mais baixo. Se for comprar algo novo, pense se realmente precisa daquilo, e o quanto vai durar, vale a pena investir um pouco mais, pois assim terá um produto melhor e produzirá menos lixo para o planeta, pois por ano já são produzidos 50 milhões de tonelada, só de lixo eletrônico e 99% do que é produzido em 6 meses vira lixo.(na América do Norte ) Então antes de jogar fora, pensem em reutilizar, ou doar para alguém que precise. Antes de comprar pense o quanto você precisa.




- Desenvolvimento Sustentável
Será que temos noção de como nosso planeta sofreu alterações, devido ao crescimento das cidades, indústrias e tudo mais ?
Eu não. Mas imagino a quantidade de espécies que foram aniquiladas em conta disso, assim como a quantidade de árvores, plantas, praias, rios, ecossistemas e tudo mais. Isso tudo é necessário ? Pra que ? Pra quem ? Porquê ? Devido ao aumento da densidade populacional ? Não sobreviveríamos se não fosse dessa forma ? É justo tudo isso ? É racional ? Se ao menos fosse um ciclo, ainda que lento, mas não é. Devem acreditar que as fontes não se esgotam, que a natureza é incansável, que nunca vai nos faltar seus recursos, só assim para agir como vem agindo. Será que só vamos buscar, e de fato aplicar novas alternativas, novas fontes e formas de se obter energia, por exemplo? Me parece que os que deveriam estar mais preocupados com isso (não que esses não sejamos nós), os que vivem em função disso, de explorar, de fazer dinheiro com isso, não estão.
As alternativas são diversas, toda mudança é difícil e nesse caso requer um investimento inicial e mudança de hábitos, mas é urgente e não há investimento maior e mais necessário que esse, pois trata-se da 'grande casa' de todos nós.
Não podemos mais esperar, o simples fato de haver uma coleta seletiva de lixo (a nível estadual por exemplo), ja reduziria a poluição dos solos e colchões freáticos, assim como a reciclagem do material recolhido diminuiria a extração de matérias primas.


- Faça você mesmo
Experimente. Ao menos uma vez, busque de alguma forma fazer o que você gosta, visando a felicidade, aprendizado, bem estar, ou qualquer outra coisa positiva para o seu semelhante. A vida anda cada mais depressa, e muitos não ajudam por falta de tempo, porquê tem seus trabalhos, suas obrigações, suas responsabilidades, mas não seria de certa forma uma responsabilidade nossa, cuidar da 'nossa casa' e das pessoas que nela vivem, ou não fazemos parte de um todo ?
Dedique uma, ou meia hora, ou quinze minutos, seja o que for, tente fazer algo, que não seja um sacrifício pra você, muitas pessoas precisam de ajuda, o planeta precisa de ajuda, não do seu dinheiro. Mas do seu carinho, da sua atenção, e é lógico que isso volta pra você imediatamente, quem vai negar isso ? Ajudar ao próximo pode acabar sendo mais um processo de auto-ajuda e realização que propriamente uma 'caridade'. Não pense em nada grandioso, aliás, pense no que quiser, ou não pense em nada, faça aquilo que seu coração mandar.


Mas como já dizia o Fred04 - 'Se alguns desses abraçadores de lagoas estão mesmo dispostos a perder seu sono com isso, vão em frente, quanto a mim, estou ocupado demais decidindo como investir e gastar bem meu dinheiro'

Roberto Barrucho

27/10/2008

[devaneios]


Nunca tive muito interesse em escrever, não texto, apenas músicas. No colégio as redações até que fluiam razoalvemente bem, mas não chegava a ser uma coisa natural e prazerosa. Até que neste último sábado, diante das voltas que a vida dá, lá estava eu fazendo mais uma prova de vestibular, nesse caso mais especificadamente de bolsa de estudo e me deparei diante de dois temas propostos para abordar na redação - A fé dos Jovens e Qual o futuro da família ? Optei pelo segundo.
Comecei tentando reunir algumas informações sobre o conceito de sociedade, que é dinamico e bastante amplo, uma vez que se define por um conjunto de coisas, tal como seu comportamento, sua ideologia, suas relações interpessoais, familiares, e estes aspectos, estão em constante mudança, o que justifica tal dinamismo de uma sociedade. O texto por eles colocado a respeito do futuro da família entrava em questões tais como, casamento homossexual e adoção de crianças pelos mesmos, dando uma direção para a redação por eles esperada.
Para introduzir a questão da família tentei começar pela sociedade e sua metamorfose constante e os diversos pontos que contribuem pra essas mudanças. Entre os pontos citados agora me recordo dos meios produção, comunicação e a própria arte (música, moda, literatura). Uma vez que estes pontos não são fixos, diretamente atuam sobre os grupos sociais que compoem uma sociedade, entrando então na questão da estrutura familiar.
Tentei retratar essa eterna, porém lenta reconstrução da socidade (não que não seja natural), através da observação sobre o papel da mulher na família e no meio social. Para isso, basta olharmos para 20 anos atrás, tempo no qual as mulheres eram quase que exclusivamente mães, ou 'do lar' e muitas vezes em virtude disso, sumbissas e dependentes de seus maridos. Até que houve um período de transição, no qual elas começaram a lutar pelo seu espaço, se especializaram, lideram grandes empresas, bandas, ou seja lá o qual for seu desejo de vida e de realização profissional e pessoal. Elas foram guerreiras, enfrentaram as dificuldades, o preconceito e por isso hoje conseguiram reverter o quadro daqueles tempos passados.
Isso tudo mostra a reconstrução, as mudanças, que vêm ocorrendo e que vão continuar ocorrendo e por isso acredito num futuro melhor pra a estrutura familiar, com respeito, amor, com uma hierarquia talvez diferente, aonde haja diálogo, compreensão e não repressão como ocorre em muitas famílias.
Acredito que mesmo tendo suas bases alteradas, no caso das famílias com dois chefes da família sendo do mesmo sexo, a família estará cada vez mais forte, à medida que alguns conceitos, pensamentos antigos, sejam reciclados. Para tal, é preciso mudarmos, e isso acontece, querendo ou não, é um processo natural(ou deveria ser). Muitas idéias fechadas que se têm, são baseadas, em sociedades de outros tempos ou criadas por instituições, até mesmo religiosas. Essas idéias vêm deixando de ser fechadas, já que nos deparamos com situações adversas,e por estamos nos questionando, abrindo nossas cabeças para compreender o novo e conviver com ele da melhor maneira.

bombardeio

{capturas}
Imagina se fossemos bombardeados com arte, ao invés de propagandas.
Seria outro, o nível de consciência ?
Seríamos menos alienados, a cegueira coletiva estaria nesse nesse estágio ?
fica a questão.

26/10/2008

cotidiano

{reflexos}
Muitas vezes nos comportamos como gado,
bom seria se fosse apenas um questão visual,
estética, mas vai muito além.
Powered By Blogger

about

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
um rapaz de vinte anos amante da vida que às vezes sonha acordado